sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Que coisa feia !


Eu assisti uma palestra do saudoso padre Leo pela TV, e não me canso de tanto encantamento diante da sua capacidade magnífica de explicar as coisas de Deus. Independente de religião ou da própria crença na existência de deus , as coisas que ele diz fazem muito sentido.
Dentre as tantas coisas que ele disse hoje, suas palavras a respeito da nossa “inteligência emocional” me fizeram refletir bastante. Quem nunca ouviu falar que para se entrar no reino dos céus é preciso se assemelhar às crianças? Bom, mas isso não faz sentido só pra quem acredita. Para se viver bem é preciso ser como uma criança. Sua sinceridade, sua pureza, são coisas que devem permanecer em todos nós. Conforme crescemos. Somos cada vez mais podados, seja por nossos pais, familiares, professores. Sempre recebemos orientações sobre como devemos nos comportar, qual é a maneira mais apropriada. Isso faz com que mesmo sem maldade e sem nos dar conta, vistamos inúmeras mascaras e bloqueemos nossos sentimentos. Ter de fingir que se esta alegre, ter de ser simpático com todos, enfim, manter as aparências.
É justamente ai que se reforça a necessidade de ser como uma criança. Tão espontâneas elas não simulam estar felizes quando algo as desagrada, não fazem cara de boazinhas para todos, não fingem gostar de quem elas não gostam, mesmo que isso lhe custe o pirulito que ela queria, uma bronca ou um beliscão. É comum se deparar com uma mãe sem graça depois de situações do tipo “dá um beijo na tia”, “não , ela é chata”... “filhoo, o que é isso, não foi assim que eu te eduquei...criança tem cada uma né?!”
É! Cada uma que anda faltando em nós... chega beirar a hipocrisia, vivemos reclamando de pessoas falsas ao nosso redor e insistimos em conter nossas emoções e não mostrar nossos reais sentimentos... se as crianças entendessem isso tudo, no mínimo diriam: “ que coisa feia, não foi isso que você me ensinou!”

Um comentário:

  1. " e insistimos em conter nossas emoções e não mostrar nossos reais sentimentos" mt bom

    ResponderExcluir